quarta-feira, 22 de junho de 2011

Moda dos séculos: anos 40

     Porque decidi criar esse post? Hoje em dia, os estilista volta e meia buscam resgatar o que era tendência nos anos 30, 40 e assim em diante e retratam em sua coleções. Mas algumas  de vocês apresentam algumas dúvidas de como era a moda naquele tempo e de como incrementar esta na atualidade, então... como é possível saber usar algo que é tendência hoje, mas que foi lançada pela primeira vez em uma época que você nem tava para nascer? Foi por isso que decide fazer vários posts contando um pouco sobre a história da moda desses anos que ja foram e um pouco das tendências que foram lançadas. Dessa vez vou falar sobre a moda dos anos 40!
        No período da Segunda Guerra Mundial, Paris, que havia sido ocupada pelos alemães, já não contava com todos os grandes nomes da alta-costura e suas maisons. Muitos estilistas tiveram que se mudar e consequentemente fecharam suas casas, levando-as para outro país. 

     Durante a guerra, 92 ateliês continuaram abertos em Paris.
Mesmo com todas as regras impostas pelo governo, que também limitava a quantidade de tecidos que se podia comprar e utilizar na fabricação das roupas, a moda sobreviveu à guerra.
     A silhueta do final dos anos 30, em estilo militar, continuou até o final dos conflitos.
     Por causa da escassez de tecidos as mulheres tiveram que reformar suas roupas e utilizar materiais alternativos, como a viscose, o raiom e as fibras sintéticas. Mesmo com o fim da guerra, essas habilidades continuaram sendo muito importantes para as mulheres que queria estar na moda, mas não tinha recursos para isso.
       Na Grã-Bretanha, o "Fashion Group of Great Britain", comandado por Molyneux, criou 32 peças de vestuário para serem produzidas em massa. A intenção era criar roupas mais atraentes, mesmo com todas as restrições.

     O estilo militar continuou, as roupas tinham um corte reto e masculino. Os ombros das jaquetas eram acolchoados. Os tecidos eram pesados e resistentes, como o "tweed", muito usado na época.
     As saias foram encurtadas, passaram a ter pregas finas ou franzidos. As calças compridas se tornaram práticas e os vestidos, que imitavam uma saia com casaco, eram muito usados.
     Como o náilon e a seda estavam em falta, as meias finas acabaram desaparecendo do mercado. Com isso as mulheres começaram a optar pelas meias soquetes ou pelas pernas nuas.
     As mulheres começaram a utilizar grampos para prender os cabelos e formar cachos, devido a dificuldade de achar um cabeleireiro na época. Os lenços também foram muitos usados.
     O uso dos chapéus ficaram em alta, talvez devido a grande simplicidade que a mulher estava exposta na época.
     Em 1945, foi criada uma exposição de moda, que tinha como objetivo arrecadar fundos e confirmar o talento da costura parisiense. Como não havia material suficiente para a produção de modelos luxuosos, a solução foi vestir bonecas.
     No dia 27 de março de 1945, "Le Théatre de la Mode" (O Teatro da Moda) encantou seus convidados em Paris. Mais de 200 mil franceses visitaram a exposição, que que continuou por vários países, como Espanha, Inglaterra, Áustria e Estados Unidos.
    


      No pós-guerra, o curso natural da moda seria a simplicidade e a praticidade, características da moda que foram lançadas pela Chanel. Porém, o francês Christian Dior, em sua primeira coleção, apresentada em 1947, o que ficou conhecido como "New Look" consistia saias rodadas e compridas, cintura fina, ombros e seios naturais, luvas e sapatos de saltos altos.
    Pode se dizer que o "New Look" por ser jovem e alegre fez com que Dior fosse considerado, até hoje, um dos maiores estilistas do século. 



                                           



                                     Inspirações dos anos 40 na atualidade: