quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Acessórios - um complemento necessário: Chapéu


O chapéu pode ser um acessório que vai transmitir senso de humor, formalidade ou caricatura. Quem usa esse, precisa ter criatividade, estilo e não ter medo de ousar. Usado corretamente, esse acessório garante um look mega estiloso, mas pode deixar o look over quando é usado de forma errada, mas isso não é motivo para vocês não arriscarem, experimente vários tipos, tamanhos e cores de chapéus e veja qual se encaixa mais no seu formato de rosto e estatura.

Algumas dicas:
· As meninas com um rosto grande e corpo pesado não combinam com chapeuzinhos pequenos, gorros e boinas apertados. As que possuem o rosto pequeno devem investir em um acessório menor, porque um chapéu mais volumoso faria você “sumir".
·  Não tente combinar o chapéu com a roupa. Quando for usar o acessório use como ponto de contraste nas cores e texturas com o que se veste.
·  Esqueça os chapéus glamourosos, invista naqueles mais casuais, porém isso nao impede de usar uma cor no acessório de vez em quando né?
·  A melhor cor vai depender de cada pessoa. Quando a pessoa não quer dar muito destaque ao chapéu a suestão é escolher um tom próximo ao do seu cabelo. Vai chamar menos atenção e ainda combina com todas as roupas.
·  Chapéus com abas ficam melhor em cabelos curtos, médios ou presos. Modelagens sem aba como as boinas e bonés podem ser usados com cabelos longos e soltos.

Rosto oval
Chapéu com aba e copa proporcionais. Neste rosto, um chapéu desproporcional dá a impressão dele ser muito grande em relação ao rosto.

Rosto triangular 
Chapéu com aba e copa menores.

Rosto alongado 
Chapéu com copa média e baixa. Copa alta não é indicada. Além de não ficar adequado por causa da altura que atinge o chapéu, ele não fica bem justo e nem bem fixo sobre a cabeça da pessoa.

Rosto quadrado
A pessoa com essa característica costuma ter o rosto um pouco menor verticalmente. Por isso, um chapéu com copa média  e abas maiores é o ideal. Chapéus com abas menores e copa pequena podem ficar apertados.

Rosto redondo 
Chapéu com copa média ou alta e aba proporcional.




























Em uma entrevista exclusiva ao IG Moda, o designer irlandês Philip Treacy, chapeleiro de luxo oficial da família real britânica e das bem nascidas do Reino Unido, dá dicas de como usar chapéu. Confira a entrevista logo a baixo:

iG Moda: É melhor comprar o chapéu antes ou depois de comprar uma peça específica para um evento, como um casamento?
Philip Treacy: 
É sempre bom ver antes o look, pois assim fica mais fácil decidir qual chapéu combina melhor.

iG Moda: Como saber qual é o chapéu mais adequado?
Philip Treacy:
 O estilo do chapéu perfeito vai depender do formato do rosto de quem o está usando, da cor da pele e da altura da pessoa. Em rosto oval, quase todos os tipos de chapéu ficam bem. Abas largas são as melhores, mas se a pessoa for muito baixa é melhor comprar um chapéu de aba mais estreita. Para rosto quadrado, a dica é usar chapéus altos ou modelos de abas assimétricas. Também vão bem as abas circulares. Em rosto redondo, abas amplas ou angulares com a coroa larga vão diminuir as proporções do rosto. Em rosto retangular, abas grossas suavizam o formato do rosto e levanta o olhar, neste caso.

iG Moda: E quanto à altura das pessoas?
Philip Treacy:
 Uma mulher pequena, por exemplo, pode optar por chapéu de aba estreita e coroa alta. Já uma mulher alta têm mais opções, mas deve tomar cuidado para não escolher modelos de coroa muito pequena, pois ficam desproporcionais. Há quem diga que a aba não deve ultrapassar o comprimento dos ombros, mas eu particularmente não concordo. Cabe à pessoa se olhar no espelho e, se achar que está bem, ir em frente.
iG Moda: E quanto à cor da pele?
Philip Treacy:
 O importante é que a cor do chapéu favoreça a cor da pele. Pessoas mais pálidas necessitam dar um "calor", ficando muito bem de chapéu bordô, por exemplo. Pessoas morenas podem abusar das cores quentes e frias.

iG Moda: Alguma outra regra?
Philip Treacy:
 O mais importante é que a pessoa se sinta bem e feliz com o chapéu. Se você comprou uma peça e ao experimentá-la soltou um sorriso diante do espelho, então está bom. Mostra confiança na escolha e isso já é mais que meio caminho andado para o sucesso do look.